Review: Ranma 1/2


Oi gente! Hoje vou falar do meu anime favorito que deveria ter falado há muito tempo: Ranma 1/2! Já vou avisando que vai ter vários comentários meus (a maioria vai estar entre parênteses como esse), então não se assustem. Aproveitem que vai ser uma postagem muito grande!

AVISO: ESTA POSTAGEM ESTÁ CHEIA DE SPOILERS. NÃO VEM RECLAMAR DEPOIS PORQUE EU AVISEI!
Já ouviu falar de um anime em que um garoto vira garota quando é jogada água gelada nele? Que tem romance, lutas, comédias ecchi (não é aquele ecchi que vem toda hora que nem high school of the dead graças a deus) e muito mais? Com personagens secundários ótimos e com a história sendo liderada por eles mesmo? Ranma é isso.


Ranma 1/2  (らんま½ ou Ranma meio -se quiser falar um sobre dois tudo bem também kkkk) é um mangá que foi escrito por Rumiko Takahashi (a melhor mangáka do mundo na minha opinião). Foi publicada primeiramente na revista Weekly Shounen Sunday de Setembro de 1987 a 1996 e teve 38 mangás no total.

Sinopse: Ranma é um garoto que faz artes marciais junto com seu pai Genma. Eles foram até a China em Jusenkyo treinar em cima de uma fonte termal. Só que o pai do Ranma não deu atenção ao guia falando sobre as fontes serem amaldiçoadas. Então o que acaba acontecendo? Ranma cai na fonte e quando sai ele é uma mulher. Para virar homem de volta ele tem que ser molhado com água quente. A história segue depois de seu pai dizer que Ranma vai ter que casar com uma das filhas de seu velho amigo Sr. Tendo (pra falar a verdade não sei o primeiro nome dele) pra herdar a escola de artes marciais.

Não é só isso de sinopse mas tentei resumir o máximo possível. Mas agora vamos aos personagens?São muitos então se prepare. 

Personagens principais:

Ranma Saotome

Ranma é um garoto de 16 anos que por cair em uma das fontes amaldiçoadas de Jusenkyo, quando é molhado com água fria vira mulher e volta a ser homem com água quente. Ele é noivo da Akane Tendo, da Shampoo e da Ukyo. Quando está em forma de mulher, Tatewaki Kuno é apaixonado por ele e Kodachi Kuno também acaba se apaixonando, versão homem, é claro (eita muleque piranha). Mas ele só tem tantas noivas ou sem querer, ou por causa de seu próprio pai. Ele é uma mistura de legal, escrupuloso, franco, energético, indeciso, teimoso, exigente mesquinho e manhoso, isso sendo dito pela própria Rumiko. Ele fala tudo o que vem na cabeça sem considerar as consequências e os sentimento dos outros. O que na maioria das vezes deixa ele numa enrascada. Ele é, praticamente, o personagem mais forte do anime, lutando vale tudo de artes marciais. Um de seus amigos é o Ryoga que por mais que eles batalhem muito e até as vezes dizem ser inimigos, na verdade são melhores amigos que brigam muito. Ainda mais que o Ryoga gosta da Akane. Pode até ser que o Ranma implique muito com a Akane (principalmente dizendo que na forma mulher dele, ele tem os peitos maiores que o dela- isso magoa qualquer uma ta) mas, apesar de tudo isso, o coração de Ranma pertence a Akane. Um dos inimigos de Ranma (que acaba sendo um amigo também) é Mousse que é apaixonado por Shampoo e por ela gostar do Ranma, ele sempre arranja brigas com o Ranma. Mas o verdadeiro inimigo de Ranma mesmo é Happosai e vivem na mesma casa. Ranma também tem medo de gatos(ailurofobia) que o animal que mais tem no Japão. Mas, tudo que Ranma mais deseja é que ele volte a ser normal de novo e para isso ele tem que voltar para a China e mergulhar em uma das fontes em que vire homem.

Resultado de imagem para ranma and ranko mangáMinha opinião: Ranma é um personagem que eu gosto muito. Apesar de ser cabeça dura, ele faz de tudo para defender as pessoas que ele gosta (e de seu orgulho que é mais de 8000). Apesar de ele ser bem arrogante na forma feminina (que chega a ser um c*) ele é daora. Aliás, quem dubla ele em português é o James de pokémon (Marcio Araújo) e a versão mulher é o Gohan (Fátima Noya).

Akane Tendo

Akane é uma menina de 16 anos que é herdeira do Dojo Tendo. Ela é uma menina muito doce, mas ao mesmo tempo ela é bem cabeça quente. Ela é noiva de Ranma porém antes de ele chegar na vida dela, ela era apaixonada pelo Doutor Tofu (mas depois é claro se apaixona pelo nosso personagem principal que eu já cansei de escrever o nome) e era perseguida por, pelo menos, todos os garotos da escola que decidiram que quem iria namorar com Akane tinha que derrotá-la, o que não aconteceu, é claro. Esses garotos só desistiram depois que souberam que ela tinha um noivo. Mas teve um que não desistiu: Tatewake Kuno (que cara chato pelamordedeus). Akane tem um porquinho de estimação chamado P-chan. O que ela não sabe P-chan é Ryoga, o melhor amigo-inimigo de Ranma, que acabou caindo em uma das fontes de Jusenkyo, então quando se é jogado água fria nele, ele vira um porquinho. Ryoga acabou se apaixonando por Akane e pra ficar perto dela ele fica em forma do P-chan. Akane é uma garota muito esperta, mas no assunto P-chan ela é mais burra que uma porta. Milhões de vezes deu a entender que o P-chan é o Ryoga mas ela não se toca.  Akane é muuuito ciumenta quando se trata de Ranma, só que ela não afirma de jeito nenhum que ela gosta dele (e ele também). Ela é muito forte e é a única das irmãs que luta  vale tudo de artes marciais.


Minha opinião: Eu gosto muuito da Akane. Ela é uma personagem que é forte e muitas vezes não fica dependendo do Ranma pra tudo (mas acaba dependendo na maioria das vezes, fazer o que). Apesar de ela ficar brava o tempo todo e ter ciúmes pra quase tudo que acontece com Ranma, ela é muito gentil e tenta sempre ajudar os outros antes mesmo de conhecê-los. E ela não leva desaforo pra casa, quando é pra bater ela bate mesmo. Quem dubla a Akane em português é a mesma que dubla a Sakura de Naruto, Tatiane Keplmair.

Shampoo


Shampoo é uma amazona chinesa de Joketsuzoku. Ela é uma das três noivas de Ranma e é inimiga de Akane e Ukyo. E aí vamos em uma das estranhas histórias que Rumiko Takahashi inventou de como ela se tornou noiva de Ranma: Depois de ser amaldiçoado em Jusenkyo, Ranma (como uma garota) e Genma (como um panda-sim, um panda) acabaram em uma tribo onde estava acontecendo um torneio entre as amazonas desta tribo. O prêmio para a vencedora, era um banquete enorme. Mas como Ranma e Genma estavam famintos, eles acabaram comendo tudo. Na hora foram desafiados pela Shampoo que era a vencedora do torneio, mas que acaba sendo derrotada por Ranma. De acordo com as leis dessa tribo, se uma amazona é derrotada por outra mulher que não pertence a tribo, ela tem que dar o "Beijo da Morte" e a perseguir até o inferno, se necessário, e matá-la. Ranma e Genma conseguem a despistar e ir pra Nerima (onde Akane e cia moram). Eventualmente, Shampoo consegue achar onde eles estão e na hora desafia Ranma. Só que, o que acontece? Ela descobre que, na verdade, Ranma não é uma mulher e sim um homem! Apesar de tudo, Shampoo perde novamente para Ranma (versão macho) e em vez de dar o "Beijo da Morte" (que é na bochecha) ela da um beijo na boca! (:o). Outra lei da tribo das Amazonas Chinesas é que se uma mulher é derrotada por um homem de fora da tribo, ela tem que se casar com ele. E assim, Ranma agora tem duas noivas! Ainda não acabou não: Shampoo na verdade não descobre logo de cara que Ranma é meio homem e meio mulher, e ele a faz acreditar que a versão de Ranma homem é na verdade um disfarce e que ele é mulher (EU SEI QUE ISSO TA GIGANTE MAS CALMA QUE TA ACABANDO). Triste, Shampoo volta pra China pra treinar e ficar mais forte. E onde ela vai treinar? Isso mesmo, em Jusenkyo! Como é de praxe, ela cai em uma das fontes e acaba de transformando em uma fofa gatinha! Uma ironia do destino (chamada Rumiko) pois o que Ranma mais tem medo é o que? Gatos! Depois de cair na fonte, Shampoo finalmente se toca de que Ranma também caiu em uma dessas fontes e volta pro Japão (junto de sua bisavó) pra se casar e abre um restaurante chinês.

Imagem relacionada
Minha opinião: Olha, a Shampoo não é uma das minhas personagens preferidas, mas também eu não odeio ela. Apesar de estar atrapalhando meu ship o tempo todo, Shampoo e Akane são o mesmo que Ranma e Ryoga, inimigos-amigos. Mousse (da antiga tribo dela) também ama ela, mas ela da tanto fora nele que chega a ser engraçado. Enfim, eu gosto da Shampoo. Ah, ela é dublada pela mesma dubladora de Misty do pokémon, Márcia Regina. (Só pra constar, os dubladores que eu falo são em português aqui do Brasil, ok?)

Ukyo Kuonji

Ukyo é uma das três noivas de Ranma e estuda com ele e Akane na mesma escola. Ela é a única noiva de Ranma que não da tanto trabalho e que, apesar de gostar muito de Ranma, ela tem vida social e é muito independente de Ranma. Mas precisamos saber como ela se tornou, também, uma noiva, então vamos lá: desde pequena, Ukyo foi criada para se tornar uma chefe de okonomiyaki (um tipo de panqueca frita com vários ingredientes). Ela conheceu Ranma pela primeira vez quando tinha 6 anos e lutava com ele todos os dias. Por sempre perder, ela fazia um okonomiyaki para Ranma pela vitória. Vendo o quão amigos eram os dois, o pai de Ukyo propôs a Genma que eles ficassem noivos. Por já ter prometido ao seu amigo que Ranma seria noivo de uma das filhas do Sr. Tendo, Genma ficou receoso no início, mas mudou de ideia na hora quando o pai de Ukyo prometeu dar sua barraca de okonomiyaki como dote, contanto que levasse Ukyo junto. Só que Genma leva a barraquinha de okonomiyaki e Ranma embora e deixa Ukyo pra trás. Furiosa, ela deixa pra trás toda a sua feminilidade (ui) e começa a treinar muito para ter sua VINGANÇA!!! (MUHAHAHA). Depois de anos, Ukyo acha Ranma e o desafia para uma batalha. Mas, como sempre, Ranma vence e acaba descobrindo que Ukyo, que até o momento parecia realmente como um homem, é uma mulher e ela resolve contar toda a história que Ranma acabou esquecendo. Ele pede desculpas e ela o perdoa. Eventualmente ela descobre a maldição de Ranma e acaba de apaixonando por ele.


Minha opinião: Vou falar a verdade: Eu gosto de todos os personagens desse anime (menos um, mas vocês vão logo saber quem é) e Ukyo é uma delas. Ela é determinada e os outros podem contar com ela se precisarem de ajuda (até porque, apesar de ser noiva de Ranma, ela é muito amiga de Akane -não aquela amizade estranha de amigo/inimigo, mas amizade mesmo). Ela é muito orgulhosa de seu trabalho com okonomiyakis (tenta falar em voz alta, essa palavra é muito legal) e é muito legal. Ukyo é dublada por Sandra Mara, a primeira voz de Chiquinha em Chaves.

Ryoga Hibiki

Ryoga é um dos amigos/inimigos de Ranma e é apaixonado por Akane. Sem contar que ele não tem um mínimo de senso de direção e ainda por cima consegue percorrer  grande distâncias muito rapidamente a pé. Mas, vamos a história de como Ryoga conheceu Ranma: Há muitos anos, Ranma estudava no fundamental na mesma escola de Ryoga (mas acho que era uma escola só para garotos). Todo intervalo, era uma batalha pra conseguir comprar na cantina o último pão de yakisoba (que é comum lá nas escolas do Japão) e Ranma sempre conseguia e, na maioria das vezes, ele derrubava o Ryoga e comprava na frente dele. Por causa disso, Ryoga desafiou Ranma em uma batalha atrás de sua casa (do próprio Ryoga), mas depois de se passarem três dias, Ranma que estava esperando lá, decidiu voltar pra casa. Quando Ryoga finalmente chega, Ranma não estava mais lá (o Ryoga fica achando que o Ranma é um covarde por não estar lá pra lutar, mas, mais tarde ele descobre que Ranma ficou lá o tempo todo e que Ryoga é que não conseguia encontrar o caminho onde tinha marcado o local da luta). Depois de Ranma começar sua jornada para a China com seu pai, Ryoga os segue e acaba ficando perdido, nem mais nem menos, que na própria Jusenkyo e, como sempre, ele cai em uma das fontes onde acaba se tornando um porquinho. Bem depois de Ranma voltar para o Japão, Ryoga finalmente consegue achá-lo e quer batalhar para ter sua vingança (de todas as histórias, a do Ryoga é a mais trágica). O que não consegue e depois acaba se perdendo mas ainda não desistiu de sua vingança. Em uma noite chuvosa, Ryoga finalmente consegue achar Ranma de novo, só que como tinha se molhado, ele estava em forma de um porquinho. Quando entra na casa dos Tendo, Akane acaba achando ele, com dó, ela cura seus machucados. Ranma acaba achando o guarda-chuva de Ryoga e suas coisas do lado de fora da casa, deduzindo que ele também caiu em uma das fontes. Akane acaba adotando Ryoga em forma de porquinho, chamando ele de P-chan (nesse momento Ryoga se apaixona por Akane, que, mesmo depois de tornando amiga dele, ela nunca descobre que ele é o P-chan). Ranma fica com ciúmes de Ryoga se aproveitar de Akane quando está em forma de P-chan, mas mesmo assim continuam amigos.

Minha opinião: Por algum motivo que eu ainda não sei, Ryoga é meu personagem favorito nesse anime. Acho que por ele ser inocente, tímido e ter zero de noção de direção, ele me conquistou. Além de ser o porquinho mais fofo que eu já vi. Ele é dublado por nem mais nem menos que Wendel Bezerra, a mesma voz de Goku e Bob Esponja.

Outros personagens:
Genma Saotome: Ele é o pai de Ranma e é o maior culpado por deixar ele cair em uma das fontes e ser amaldiçoado. Mas ele também acaba caindo em uma delas e se transforma em um panda. Quando está em forma de panda, ele só conversa por plaquinhas e é  discípulo de Happosai (fdp) que luta Vale Tudo de Artes Marciais.  Na verdade, Genma é o maior culpado de quase todas as coisas ruins que acontecem na vida de Ranma, mas, pai é pai né.


Soun Tendo: Ele é o pai de Kasumi, Nabiki e Akane e é o dono do Dojo Tendo de Vale tudo de Artes Marciais. Ele sempre tenta juntar Ranma e Akane (que vivem brigando) mas ao mesmo tempo, é super protetor e no instante que alguma de suas filhas é prejudicada, ele vira um demônio (esse cara é pura comédia). Ele também é discípulo de Happosai (fdp²)



Mousse
Mousse: Ele é da mesma tribo da Shampoo (acho que nessa tribo, só tem nome estranho) e é super apaixonado por ela, desde pequeno. Só que ela sempre da muitos foras nele (mas possivelmente ela gosta dele). Ele também acabou sendo amaldiçoado por cair em uma das fontes de Jusenkyo (por ser praticamente cego sem os óculos), se transformando em um pato.



Happosai: Ele é o mestre de Genma e Soun e foi o primeiro a criar Vale Tudo de Artes Marciais. Ele é conhecido por ser um grande pervertido e ladrão de calcinhas. Em resumo: todo mundo do anime odeia ele. (Pra não ficar falando o quanto eu odeio esse personagem, vejam essa postagem e entenderão o porquê (aqui).



Nabiki Tendo: Ela é irmã do meio dos Tendo. Ela é super mesquinha, sádica e só ama dinheiro. (fim)






Kasumi Tendo: Ela é a irmã mais velha dos Tendo. Kasumi é super pacífica, calma e alegre. E apesar das constantes destruições da casa, ela está sempre lá de bom humor arrumando tudo e fazendo o jantar.





Tatewaki Kuno: Ele é um dos estudantes da mesma escola de Ranma e Akane. Ele pratica kendo e é apaixonado por Akane e Ranma (na forma mulher). Tanto que ele não consegue se decidir entre as duas (ele é patético hahaha)


Imagem relacionada
Kodachi Kuno: ou Kodachi, A Rosa Negra, é a irmã mais nova de Tatewaki Kuno. É apaixonada por Ranma, mas ninguém gosta dela. Ela é sabe de artes marciais de ginástica rítmica e estuda em uma escola só de garotas (ela também é patética).





Cologne: Ela é a bisavó de Shampoo e a líder das Amazonas Chinesas. Ela é muito boa em batalhas, chegando a ajudar Ranma aprender novas técnicas de lutas. Ela acompanha Shampoo até o Japão e abre um restaurante chinês.





Curiosidades:
  • Toda vez que um personagem é golpeado para longe ou ficam surpresos, eles fazem um sinal com as mãos tipo daqueles de rock (vocês já vão entender). É um gesto somente usado no Japão que se chama oyakusoku pozu que realmente significa "pose de promessa".
  • Jusenkyo realmente existe e fica na área das Montanhas Bayankala na Província de Qinghai, China.
  • Muitos não sabem, mas o porquê em eventos de animes se usarem plaquinhas escrita coisas como "Free hug" ou "Preciso de dinheiro pro busão" (e muito mais) é que foi justamente o pai de Ranma, quando está em forma de panda, usa essas plaquinhas para se comunicar. Por algum motivo isso pegou nos eventos e está até hoje.
  • A trança que Ranma usa realmente se tornou uma moda entre os garotos no Japão nos anos 80.
  • A risada da Kodachi também se tornou moda em vários animes (e é o tipo de risada mais irritante que existe - mas a única que presta é da kodachi)

Exemplo da risada em Higurashi no nako koroni

AHAHAHAHAHAHAHA

Aberturas e Encerramentos:
OBS: Só foram dublados a primeira abertura e o primeiro encerramento para português, por isso só terá um vídeo de cada. Os áudios estão ruins pois Ranma é um anime antigo, então espero que entendam.

Todas as aberturas (em japonês)



Abertura em português
 

Primeiro encerramento (japonês)

Encerramento em português

Segundo encerramento


Terceiro encerramento


Quarto encerramento


Quinto encerramento


Sexto encerramento


Sétimo encerramento


Oitavo encerramento


Nono encerramento

Cosplays:
Resultado de imagem para cosplay ranma 1/2




Imagem relacionada

Resultado de imagem para cosplay ranma 1/2

Ranma 1/2 ! by Temi-Cosplay






Anime e Mangá:

Ranma 1/2 characters by AsterMoodyAVISO: Antes de ver o anime ou o mangá ilegalmente, por favor, se puder, tente comprar alguma coisa de Ranma para dar suporte a Rumiko Takahashi. Ela é uma pessoa incrível e aposto que vocês iriam gostar mais de ter as coisas em mão do que pelo computador!

Se você quiser ver o anime online em japonês: Aqui
Se você quiser ver o anime online em português: Aqui
Se você quiser fazer o donwload do anime em japonês: Aqui
Se você quiser fazer o donwload do anime em português: Aqui
Se você quiser ler o mangá online em português: Aqui
Se você quiser ler o mangá online em inglês: Aqui
Se você quiser comprar o mangá: Aqui (OBS: Nunca comprei nada nesta loja pela internet, só estou deixando um link para quem estiver interessado em comprar pois achei este site pelo próprio site da JBC -distribuidora do mangá de Ranma 1/2 no Brasil- x)


BÔNUS: Foi dito a palavra "Ranma" nesta postagem, pelo menos, 80 vezes. Meu deus..



Ufa! Finalmente acabei esta postagem. Demorou uns dois dias mas acabei. Eu amei cada minuto fazendo esta postagem e por mais que seja gigante, eu espero, de todo coração, que vocês leiam tudo! Um beijo e até mais!

5 comentários:

  1. Meeeeeel Deeeeels !!! Finalmente alguém que ama Ranma 1/2 como eu !!! Sério... estou até emocionada de ler um post desse... Conheci Ranma há 9 anos atrás, sem dúvidas é o anime da minha vida. É meu favorito! Chorei assistindo o anime e ainda mais lendo o mangá (tenho quase toda coleção completa hehe). Parabéns pela postagem, arrasou ! ahuhau Estou muito feliz em saber que há uma fã de Ranma assim como eu, pensei que eu fosse a única nessas quebradas :v ehauheuaeh Niick, seja vc quem for ... já sou sua fã kkkk Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOO: 9 ANOS? Meu Deus!! Nunca tinha conhecido outra pessoa que era fã de Ranma nessa país, já tava começando a achar que eu era a única! Meu sonho é completar a coleção de dos mangás que tenho (atualmente tenho uns 20 e pouco) só não completo pq a grana ta beeem baixa. Ranma é meu anime favorito de todos os tempos mas quase ninguém conhece, então fica difícil de comentar com as pessoas que eu conheço .-. Obrigada pelo seu comentário, me deixou muito feliz mesmo! Quase ninguém lê as posts daqui e seu comentário me deixou super animada pra postar mais coisas. E desculpa pela demora por responder seu comentário, as vezes fica difícil saber quando tem ou não, por isso de vez em quando entro aqui. Volte sempre aqui pra gente conversar mais! Beijos

      Excluir
    2. eu tabem ne sabim amis fas de ranma aleluia estol praticado atis maciao por causa dele e eu tou baom viva Ranma

      Excluir
  2. Sabe desde que era criança eu via mangas pra vender desse anime e sempre quis conhecer fiquei surpreendido em saber que foi passado no brasil e eu nunca tinha ouvida falar!!
    mais acho que só quem teve canal aberto conheceu eu moro no rio grande do sul nunca ouvi ninguém falar desse anime por aqui!
    eu conhecia o titulo por jogos de video game SNES da época e algumas revistas que lia ontem eu vi 4 episódios e achei muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá, alguém sabe o real final desse anime?
    gostaria muito que me mandassem ele pro meu e-mail
    riana.soares02@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postem o que acham da post, de dicas ou o que quiserem.
Menos conteúdos feios (vocês sabem do que eu to falando, seus safadinhos). :b